quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Falta de manutenção na BA-549 prejudica acesso de moradores de 4 municípios

Trafegar na BA-549, trecho que liga a BR-330 aos distritos de Santa Terezinha (Jitaúna) Córrego de Pedras (Ipiaú), Itaibó (Jequié), e à cidade de Apuarema, continua sendo uma aventura indesejada. Segundo informou ao GIRO um dos moradores daquela região, por conta da falta de manutenção e das constantes chuvas, o tráfego de veículos tem sido muito prejudicado. "Nós que precisamos viajar de ônibus nessa estrada, temos sofrido muito. Sempre acontece da viagem ser interrompida e a gente descer para empurrar o ônibus, por causa dos atoleiros", disse um morador.

Para 59% dos brasileiros, governo Temer é pior do que o de Dilma

A avaliação de que o governo do presidente Michel Temer é melhor do que a gestão da ex-presidente Dilma Rousseff registrou queda de 11% para 8%, entre julho e setembro deste ano, mostra pesquisa Ibope encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e divulgada nesta quinta-feira, 28. No dia 19 de setembro, pesquisa da Confederação Nacional do Transporte (CNT)/MDA revelou que a avaliação negativa do peemedebista alcançou 75,6%. A parcela da população que considera que o governo Temer é pior do que o da petista aumentou de 52% para 59% de uma edição da pesquisa para a outra. Para 31%, os dois governos são iguais, ante 35% no levantamento anterior. Outros 2% não sabem ou não responderam. A pesquisa foi realizada de 15  a 20 de setembro deste ano. O levantamento ouviu 2 mil pessoas em 126 municípios. A margem de erro estimada é de 2 pontos porcentuais para mais ou menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. O nível de confiança utilizado é de 95%.

Advogado pede reintegração de posse de fazenda de Geddel ocupada por índios

A defesa da família de Geddel Vieira Lima pediu em ação na Justiça a reintegração de posse da fazenda ocupada por indígenas na cidade de Itapetinga, sudoeste do estado, desde a madrugada de sábado (23). A ação foi protocolada na 2ª Vara dos Feitos Relativos às Relações de Consumo, Cíveis, Comerciais de Itapetinga, na terça-feira (26), e está sendo apreciada pelo juiz Mário Neto. Ainda não há decisão. A área tem, ao todo, 643 hectares, o que equivale a 643 campos de futebol. Segundo o processo, o deputado Lúcio Vieira Lima (PMDB) é listado como um dos autores da ação. O G1 entrou em contato com o advogado Franklin Ferraz, que entrou com a ação, mas foi informado no escritório que ele está em audiência na manhã desta quinta-feira (28). O delegado Antônio Roberto Gomes da Silva Júnior, que é coordenador da Polícia Civil de Itapetinga, confirmou que a fazenda continua ocupada até esta quinta-feira e que não houve registro de conflitos, apesar de os indígenas estarem armados. Ainda segundo o delegado Antônio Roberto, o caso foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Federal de Itapetinga. Procurada pelo G1, a delegacia de Itapetinga informou, por sua vez, que a investigação foi enviada para a delegacia da PF em Ilhéus. A reportagem não conseguiu falar com a Polícia Federal em Ilhéus até esta publicação.

Suspeito de tráfico de drogas morre em confronto com a Polícia em Ilhéus

Policiais militares de Ilhéus apreenderam, na noite desta quarta-feira (27), mais de 2,7 quilos de drogas e armas durante uma operação realizada no Bairro Teotônio Vilela. Segundo publicou o blog Verdinho Itabuna, a polícia se deslocou para o bairro após denúncia anônima de que na Rua Santa Bárbara havia ponto de tráfico de drogas. De acordo com a polícia, os criminosos empreenderam fuga ao avistar a aproximação da guarnição. Os indivíduos fugiram para dentro de uma casa e começaram a atirar. Houve o revide e um dos criminosos foi atingido. Alef Figueiredo Santos chegou a ser socorrido pela própria polícia para o Hospital Geral Luiz Viana Filho, mas não resistiu. Os demais conseguiram fugir. Durante as buscas na casa a polícia apreendeu 2 quilos e 28 gramas de cocaína, 744 gramas de maconha, uma pistola 380 e um revólver calibre 32.

Política: Senado decidirá na semana que vem se reverte afastamento de Aécio pelo STF

O plenário do Senado aprovou nesta quinta-feira, 28, por 43 votos favoráveis e 8 contrários, requerimento para votar com urgência a decisão do Supremo Tribunal Federal que suspendeu o mandato e impôs restrições de liberdade à noite ao senador Aécio Neves (PSDB-MG). A votação em si, no entanto, foi postergada para a próxima terça-feira, 3. Apesar da urgência, o requerimento não previa uma data para a votação. Ele foi assinado por líderes partidários e articulado pelo senador Paulo Bauer (SC), que comanda a bancada do PSDB. Bauer pediu o adiamento e conseguiu um acordo no plenário para ganhar tempo. Os senadores acreditam que divergências entre os ministros do STF levem o tribunal a rever a decisão da 1.ª Turma, onde as punições foram aprovadas por 3 a 2. Os senadores pretendem derrubar a decisão da 1.ª Turma do STF, comunicada na noite da quarta-feira, 27, à Mesa Diretora do Senado. Mas preferiram evitar um choque entre Poderes.